De volta e do início.
Postando aqui um tutorial para configurar o eclipse para rodar android.
O primeiro passo será baixar a IDE Eclipse, que pode ser encontrada no site http://www.eclipse.org/. Neste trabalho a versão utilizada foi a Helios Service Release 1. Após baixar o arquivo, basta descompactá-lo em uma pasta e a sua aparência deverá ficar como no exemplo mostrado na Figura 2.
Figura 2: Pasta do Eclipse
Com o Eclipse já funcionando, o próximo passo é baixar o JDK. Ele será necessário para o desenvolvimento Android, e pode ser baixado no site da Oracle: http://www.oracle.com/-technet-work/java/javase/downloads/index.html
Podemos achar este SDK no site: http://developer.android.com/sdk/index.html. A versão mais atual é a Release 08. A sua instalação segue o mesmo estilo da instalação do JDK, bastante fácil. Ao final da instalação, será exibida a opção de iniciar o SDK Manager.
Figura 4: Tela de instalação do SDK Android
Figura 5: Tela do SDK Manager
O SDK Manager serve para baixar outras versões de SDK, modelos e documentações. Ele vem integrado com o gerenciador de AVD (dispositivos virtuais Android) também. Com o gerenciador de AVD, podemos gerenciar nossos dispositivos virtuais, criando vários modelos com configurações diferentes para simular dispositivos reais. Entre as configurações, temos: GPS, teclado, touch screen, tamanho da tela, câmera, etc.
Após estas configurações, devemos voltar agora ao Eclipse. Precisamos instalar o plugin ADT (Android Development Tools) no Eclipse. Para isso, deve-se ir em: menu Help>Install New Software>Add Repository e adicionar uma nova Location com o endereço https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Figura 6: Adicionando repositório no Eclipse
Após isso, basta baixar o Developer Tools deste repositório que foi adicionado.
Figura 7: Baixando o Developer Tools
Depois devemos ir em Menu Window>Preferences>Android>SDK Location. Lá deve-se informar a localização do SDK Android. Nesta tela aparecerão todos os SDKs que você baixou pelo SDK Manager.
Figura 8: Configurando o local do SDK
Após isso, devemos configurar uma AVD, que seria uma simulação de um dispositivo real Android. Com a AVD Manager, podemos configurar de acordo com nossa necessidade, definir se o dispositivo terá GPS ou não, se terá câmera, qual o tamanho do cartão de memória dele, entre vários outros atributos. Um dos mais importantes atributos é a versão do Android que você irá utilizar, que está localizado na opção Target.
Nesta tela você escolhe como será seu dispositivo virtual, qual hardware ele terá e qual a versão do S.O. Android você utilizará.
Bem é isso. Depois volto e posto mais coisas =)
Vlw!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário