Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conhecendo o Rokon

Ontem dei uma olhada no Rokon. Ainda é um framework sem muita documentação ou manual, mas vem com 12 exemplos muito bons, inclusive se você misturar as dicas de cada exemplo já da para fazer algo interessante.

Primeiramente para você poder utilizar este framework tem que importar projeto no eclipse.



Após isso você já pode rodar,  porém tem um pequeno detalhe. Esta versão atual do framework tem uma incompatibilidade com a versão 1.6. Simplesmente os exemplos não rodam.

A culpa é deste método prepareTextureAtlas(). Sem ele nada de gráfico =(.A classe dele gerencia as texturas do open GL

Mas como pra tudo tem jeito,menos nota baixa em cadeira de professor mau, existe uma solução para esse método funcionar no 1.6

Na classe TextureAtlas.java existe um método (public static void compute(int initwidth) ) nele deve-se comentar a linha

if(getLastIdString().equals(idString) && !Rokon.getRokon().isForceTextureRefresh()) {


e trocar por esta abaixo

String last = getLastIdString();


if( (last != null && last.equals(idString) && !Rokon.getRokon().isForceTextureRefresh())){

Após isso pode usar este método(e os exemplos do framework) sem problema algum na versão 1.6 do Android.
Agora para ilustrar segue umas imagens do exemplo de movimento controlado pelo usuário no Framework. (Touch Screen funcionando.. você toca na tela e o tanque de guerra segue o movimento)



 

 

 






P.S. Esses "print screen" da tela do celular foram tirados com o aplicativo ShootMe, encontrado no market e é grátis. Funciona da seguinte maneira. Depois de instalado ele fica rodando em background. Quando você movimenta o celular bruscamente ou Grita(???) ele tira uma foto do que tem na tela do celular.(Óbviu que eu não gritei =p




O Rokon(atualmente na versão 1.01) pode ser baixado no endereço
http://code.google.com/p/rokon/

 Bem, é isso pessoal. Enquanto não sai uma documentação legal para o Rokon o jeito é olhar o que cada componente faz pelo código mesmo.




Essa foi a apresentação do Framework. Vou trabalhar mais nele e ver o que dá para fazer.

FUI!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário